Arroz com feijão engorda?

Arroz com feijão engorda? Esse é um grande mito nutricional que deve ser derrubado! Essa dupla deliciosa não carrega tanta energia quanto se pensa. Em média, uma colher de servir de arroz integral (o mais nutritivo de todos) tem cerca de 41 calorias. A mesma medida de feijão contém 58. Ou seja, nada que vá fazer subir demais o ponteiro da balança, né. Além disso, os dois alimentos combinados ajudam a emagrecer.

Todo os tipos de feijão têm faseolamina, uma proteína que, além de afastar a fome, inibe o processo de digestão do carboidrato e, portanto, diminui a absorção de açúcares. Esse efeito se amplia quando o feijão está na boa companhia do arroz, sobretudo o integral. Unidos, os parceiros reduzem ainda mais o índice glicêmico, o que evita a produção excessiva de insulina, hormônio que favorece o estoque de gordura. O resultado é a saciedade de longa duração.

E tem mais! O feijão e o arroz (sobretudo o integral) têm grande quantidade de fibras. Elas absorvem a água dos alimentos, aumentado o volume gástrico e aplacando o apetite. “Elas são decisivas na dieta porque também contribuem para o bom funcionamento intestinal e, portanto, para o emagrecimento”, afirma Andréia Naves, diretora da VP Consultoria Nutricional, em São Paulo, em entrevista à revista BOA FORMA. Além disso, as fibras diminuem a vontade de comer doces depois das refeições e ainda afastam aquela compulsão a beliscar o dia inteiro.

Agora só precisa dosar a quantidade. Para emagrecer ou manter o peso, adote a proporção de duas colheres de arroz para uma de feijão. Também é importante evitar óleo e sal em excesso. Esqueça os temperos prontos e acompanhamentos engordativos, como linguiça e bacon. Inclua na receita ervas como tomilho, sálvia, orégano, alecrim e cúrcuma.

Fonte: Revista Boa Forma e Mdemulher
Anúncios
Esse post foi publicado em Dicas alimentação e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s