Quatro dicas para preparar um churrasco vegetariano em casa

Que tal convidar os amigos para um churrascovegetariano? É isso mesmo! Deixar as carnes gordurosas de lado pode ser uma ótima ideia, principalmente para quem quer manter a forma. Você pode oferecer aos convidados opções nutritivas, saudáveis, levinhas e muito saborosas. Veja aqui sugestões deliciosas de Daísa Pinhal, nutricionista do Oba Hortifruti.
1. Ofereça espetinhos de legumes! Existem várias hortaliças que podem ser preparadas em uma churrasqueira. Uma delas é a cebola. Ela é bem magrinha (100 g têm somente 46 calorias). Esse alimento contém selênio, que fortalece o sistema imunológico. Outra da lista que combina com churrasco é o tomate. É bem levinho: apenas 18 calorias em 100 g). É rico em vitaminas (A e C) e licopeno, uma substância que diminui o risco de problemas cardiovasculares. Quer mais uma opção? Berinjela! Cerca de 100 g contêm só 44 calorias. Ela possui um dos mais potentes antioxidantes: o ácido clorogênico, que atua na prevenção de várias doenças.
2. Está sentindo falta de carne? Experimente a versão feita com soja!  É uma opção bem menos calórica e menos gordurosa do que as de origem animal. Ela está cheia de proteína, substância importante para o desenvolvimento e fortalecimento dos músculos. “Você pode, por exemplo, preparar hambúrguer com proteína de soja granulada fina e misturá-la com aveia, trigo para quibe, farinha integral, ovo e temperos como cheiro verde, shoyu e pitadas de sal”, sugere a nutricionista. Só não abuse no consumo. Cerca de 100 g da carne de soja contêm 459 calorias.
3. E os acompanhamentos? Prepare arroz integral. Além de nutritivo, é repleto de fibras, que promovem a saciedade, aplacando a fome. Assim você não correrá o risco de exagerar no churrasco.  E deixe várias travessas de verduras e potes com temperos levinhos na mesa.
4. Para beber, ofereça água geladinha e sucos (sem adição de açúcar, é claro). Sobremesas? Vá de frutas da época, que estão mais baratas. Bons exemplos são  abacaxi, acerola, lichia, melão e pêssego.
Fonte: Mdemulher
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