Fique de olho no teor de sódio dos alimentos conservados em lata ou vidro

Alimento in natura ou conservado em lata ou vidro? O melhor é você ficar com a primeira opção, que é bem mais saudável. Mas vez ou outra, pode consumir versões semiprontas armazenadas nesses potes. Segundo especialistas, elas são seguras e nutritivas. “Esses alimentos passam por um choque térmico que destrói os microrganismos, mas não prejudica os nutrientes”, afirma a engenheira agrônoma Marília Oetterer.

Mas para fazer uma boa escolha, fique de olho nos rótulos. É sempre importante checar todos os itens contidos na embalagem. Isto é, não se preocupe apenas com o número de calorias. Algumas marcas, por exemplo, exageram no sódio – substância presente no sal, usada com duas finalidades: realçar o sabor e prolongar a validade do alimento. O excesso desse mineral causa retenção de líquido e inchaço. A saúde do coração também fica prejudicada. O ideal é que o produto ofereça menos de 200 miligramas de sódio a cada 50 gramas (no caso dos sólidos) e 50 miligramas (líquidos).

Mais um detalhe importante: dispense o líquido da conserva e dê um banho de água filtrada nos legumes, leguminosas ou grãos. Cuidado também com as conservas em óleo. São verdadeiras bombas calóricas e gordurosas. Já as versões em água quase não oferecem risco, pois costumam preservar as calorias originais do alimento, combinando mais com sua dieta.

Fonte: Revista Boa Forma
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